FÊNIX RESSURGE DAS CINZAS… NÃO! RATINHO RESSURGE COMO FÊNIX!

Texto: Juliana Ferraz

Atenção! Atenção! Está na hora da degradação do ser humano. Está no ar o Programa do Ratinho!

Em horário nobre, de segunda a sexta, pessoas se postam a frente da TV para ver famílias “lavando roupa suja” e descobrindo quem é o pai da criança. Mulheres com bastante conteúdo corporal e quase nenhum intelectual, em competições banais. Humoristas sem graça… Isso só para citar um dos pontos do roteiro brilhante desse famoso roedor.

Que tipo de pessoa assiste a esse tipo de programa? Certamente a grande massa, muito parecida com aquela dos tempos da política do pão e circo. Só que, agora, pela escassez do pão, procuram distrair sua fome somente com a parte circense do entretenimento. Um público fiel, que acompanha Carlos Massa há anos.

Esse Ratinho, muito do esperto, fez fortuna com a desgraça alheia. Agora, além de funcionário, também é patrão, pois é proprietário da Rede Massa, que cobre todo o Estado do Paraná e possui quatro afiliadas do SBT, a TV Iguaçu (Curitiba), a TV Tibagi (Apucarana), a TV Cidade (Londrina) e a TV Naipi (Foz do Iguaçu), além de várias emissoras de rádio.

Mas se engana quem pensa que somente as camadas pobres e desprovidas de erudição se deleitam com a “baixaria televisiva”. Pode-se ver pessoas de classe média e quiçá alta dando audiência e gargalhando com esse humor, digamos que deveras negro. Por que o fazem? Difícil saber. Fuga da realidade, momento para esquecer-se dos próprios problemas, enquanto diverte-se com o problema do outro… Os motivos são vários. Mas a verdade é que pessoas das mais diversas classes culturais e sociais sentam-se à frente da TV para prestigiar esse produto sensacionalista.

Isto certamente atrai anunciantes, haja vista, o Programa do Ratinho ser repleto de publicidade. Sai ganhando Carlos Massa e ganha mais ainda o “Homem do Baú” (aliás, esse homem talvez não ande com tanto tino para os negócios, pois o Baú faliu, o Banco quebrou… hum… vamos deixar esses acontecimentos para outra conversa).

Não se pode negar, com a reformulação da grade de programação do SBT, o todo poderoso ditador Senor Abravanel deu uma jogada de mestre, ressuscitando das cinzas o Programa do Ratinho, que infelizmente, segundo o IBOPE, durante o horário mantém o segundo lugar na audiência e, por muitas vezes, chega ao primeiro. É, tanta baixaria, sensacionalismo e exploração humana traz benefícios. Com certeza, o beneficiado não é o telespectador.

Sobre Jean-Frédéric Pluvinage

Diretor da FoxTablet. Formado em Design Gráfico pelo SENAC e Jornalismo pelo CEUNSP. Mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo LABJOR/UNICAMP.
Esta entrada foi publicada em Imprensa com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a FÊNIX RESSURGE DAS CINZAS… NÃO! RATINHO RESSURGE COMO FÊNIX!

  1. Adilson Marinho diz:

    Tem uma turma na TV aberta que é de amargar, Ratinho, Gugu, Faustão…

  2. Quando penso que ainda existem pessoas de senso crítico lógico e bons formadores de opiniões neste País é que eu acredito que todos nós temos uma fênix que resurge das cinzas, e o melhor, não das cinzas mitológicas, mas das cinzas na qual a maioria dos Brasileiros foram transformados pela a falta de esperança de um Mundo melhor. O comodismo social e o não exercício cívico por parte da maioria faz com que nos sintamos sós. Alguns, por enxergar a realidade das coisas quando os que se encontram ao seu lado, seja no trabalho, na Escola, no barzinho, na Faculdade e dentro de sua próprias casas, vêem de forma distorcida e manipulada, conforme a vontade dos que tiram proveito da ignorância alheia, ou seja, da cultura imposta a elas por diversos meios de comunicação e por pressões institucinais, pode chegar a pensar até mesmo que é único ou é louco, quando a organização dos pensamentos racionais são as nossas verdades, não as mercadologicas e politicamente fabricadas e as quais absorvemos sem perceber.
    O ratinho resurgiu das cinzas, mas das cinzas da demagogia, da miséria e da ignorância sensacionalista adquirida até mesmo pelos os ricos e pelos asnos com Diplomas superiores.
    wwwsorac.blogspot.com…..livrarte.com
    avlis73@hotmail.com

Deixe um comentário