“Quem tem conhecimento tem poder”

Texto: Juliana Ferraz

Os primeiros passos são os mais importantes em qualquer lugar… na vida, na profissão e principalmente na educação. Em todo país desenvolvido há um grande investimento na educação dos jovens, pois seus governantes sabem que ao se investir nisso, se fortalecem todas as outras áreas do Estado, principalmente sua economia.

Por que então no Brasil e principalmente no Estado de São Paulo, a educação não é uma prioridade? E também, por que foi implantado esse sistema de progressão continuada no Ensino Fundamental, no qual o aluno é aprovado e passa para outra série de qualquer maneira, tendo obtido o conhecimento ou não?

As respostas para essas perguntas, caro leitor, são simples, mas muito tristes.

Desde os primórdios é sabido que a população que tem conhecimento questiona, enxerga os erros dos seus líderes com mais facilidade e clareza e, consequentemente, cobra por melhorias e mudanças.

Por isso é que na Idade Média as pessoas que buscavam por livros eram consideradas “bruxas”, pois questionariam as arbitrariedades cometidas pela Igreja Católica na época. Assim, eram queimadas em praça pública pela “Santa Inquisição”.

Seguindo esse princípio, o governo retira a qualidade do Ensino Fundamental, que, como o próprio nome diz, é o fundamento, a base da formação intelectual do jovem. Dessa maneira, ele será um adulto que não criticará, não cobrará, aceitando como certo tudo que seu governo fizer, sendo mais fácil de manipular sua opinião, seu voto e as leis. Afinal, quem não quer mandar e desmandar em uma sociedade alienada?

Por isso, não se investe da devida maneira em educação; nos professores; não se incentiva a leitura, pois, como já dizia uma antiga citação, cujo autor não me lembro: “Quem lê pensa, quem pensa, jamais será um servo”.

E isto é exatamente o contrário do que a classe dominante quer, querem servos, marionetes fáceis de serem manipuladas, “vaquinhas de presépio”, dizendo amém para tudo e para todos.

Sobre Jean-Frédéric Pluvinage

Diretor da FoxTablet. Formado em Design Gráfico pelo SENAC e Jornalismo pelo CEUNSP. Mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo LABJOR/UNICAMP.
Esta entrada foi publicada em Educação, Política com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a “Quem tem conhecimento tem poder”

  1. Regina diz:

    muitoooo bom o texto!!

Deixe um comentário